A pesca é o ganha pão de muitos. Mas a pesca define modos de vidas, culturas, hábitos e deve ser vista mais do que um simples trabalho. Talvez, uma atividade que conecta o pescador da forma mais íntima ao ambiente natural. Uma interação antiga, mas sempre em transformação, linda, as vezes assustadora, perigosa, solitária, outras vezes solidária, empolgante, coletiva, rica. Rica nos saberes, nos gostos e na cultura. Independente do que for, ou do que parece ser, a pesca é sempre um desafio ao pescador, mas também para aqueles que querem torna-la mais harmoniosa e sustentável para as próximas gerações.
A pesca não deve ser vista como um problema, mas sempre como um convite para quem quer buscar soluções. Para isso, entender um pescador e seus hábitos, escolhas e decisões é fundamental. Incluir o pescador nas buscas por soluções, uma obrigação. Mesmo que possa transparecer não querer, o pescador sempre quer a continuação da pesca, sempre quer a continuidade do peixe e nunca algo ruim para o ambiente que tira seu sustento, pratica seu conhecimento e respira seu dia-a-dia.
Ou seja, aprender com o pescador é sempre um bom caminho para entender pescarias e encontrar soluções. Nesse objetivo do PELD queremos esse olhar. Conviver com a pesca e pescador, para entender onde, quando, o que e como pescam. Sendo a pesca uma das atividades mais importantes para o funcionamento do ecossistema que estamos estudando, esse passo é fundamental. Nossa ideia é olhar para as muitas pescarias que ocorrem no Sistema Estuarino de Laguna e adjacências. Descrever cada uma delas, desde as pescarias de emalhe à pescaria de tarrafa com boto. Não só avaliando o que e quanto estão capturando de cada recurso, mas o que não deveriam capturar ou o que podem fazer para não capturar o que não querem.
Este objetivo é então um grande diagnóstico. Não dos problemas, mas sim de desafios que certamente terão soluções. O tanto que vamos aprender com o pescador, também vais nos ajudar nos desafios seguintes de nosso PELD.
Vamos nessa, entendendo a pesca como solução…